segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

















Disciplina: Física Aplicada a Geociências

Professor: MSc Davis Pereira de Paula

Município: Trairi

Período da Aula: 05 de dezembro de 2009



Apresentação:

A disciplina de Física Aplicada a Geociências foi compartimentada em dois momentos distintos e integrados, o primeiro corresponde a discussão teórica-conceitual em sala de aula, onde os alunos obterão bases epistemologicas para aplicabilidade da teória Geossistêmica em estudos ambientais. Nesse contexto, os alunos aplicaram as formulações da física moderna com ênfase em estudos geográficos. Em um segundo momento, os mesmo irão in situ identificar e aplicar os métodos discutidos em sala de aula. Assim, permitindo que os alunos tenham contato com asbases teóricas-metodológicas-empíricas.









Objetivo Geral:

Identificar e analisar os processos físicoambientais e seus impactos associados, além de avaliar a interferência antrópica como agente potencializador ou catalizador de eventos adversos na planície litorânea do litoral oeste do Ceará.














Metodologia:

Aula de campo com discussão in situ dos parâmetros físicoambientais pertinentes a disciplina anteriormente mencionada.









Aula de Campo:

Saída: 08:00 do Município de Trairi

Retorno: 17:00 ao Município de Trairi

Roteiro de Campo:

Trairi – Taíba – Porto do Pecém – Lagamar do Cauípe

Vale ressaltar que será solicitada ao Porto do Pecém autorização para que os alunos da disciplina de Física Aplicada a Geiciências possam adentrar as instalações do Complexo Portuário do Pecém. Outro fator de grande relevância será a visita a uma usina eólica instalada no distrito costeiro da Taíba. No região do Lagamar do Cauípe será verificada a interção dos ambientes fluviais, lacustres e costeiros.

4 comentários:

  1. Esta aula foi uma oportunidade real de ampliarmos nossos conhecimentos na área da geografia, econômia, do meio ambiente, nossa visão do empreendimento, entendendo o que é o Porto do Pecém, observando gigantesca tecnologia e redimentos diretos não só a nível de estado, mas a nível de país. Nossos agradecimentos ao idecc na pessoa da nossa coordenadora regional prof. Verônica, que viabilizou ajuda financeira para que esta aula de fato acontecesse.
    Gerlandia Souto - coordenadora local

    ResponderExcluir
  2. uma visita,uma aula importante para qualquer ser humano,ainda mais estudantes de faculdade, que estão desenvolvendo um senso critico do mundo, pois la foram expostas varias visões no sentido de beneficios e de possiveis problemas com a natureza derivado da criação do Porto. Alem da exposição do que sera feito naquela região,tipo Siderugica,Refinaria e o proprio projeto de ampliação do Porto, que já é um dos mais modernos e o maior exportador de frutas do pais. Parabens a universidade pela iniciativa. Fausto Tomé Aguiar(Estudante do Curso de Pos-Graduação em Historia).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir